domingo, 23 de novembro de 2008

O ESPETÁCULO E A MÍDIA

O que move a mídia? Uma palavra responde a essa pergunta e ela é: ibope. Com certeza, todos os meios de comunicação estão atrás do ibope, seja nos jornais, na TV e até no rádio. Lógico, todo comunicador quer convencer o seu expectador de algo, então a busca pela audiência é cada vez mais voraz e a principal arma utilizada é o espetáculo.
Por isso muitos dos programas de TV e outros meios de comunicação comentam muito sobre casos chocantes como o de Isabella Nardoni a menina que caiu do 6° andar do apartamento de seu pai, Eloá Cristina Pimentel que foi mantida durante 100 horas presa num cativeiro pelo ex namorado e levou um tiro na cabeça e a menina Rachel Lobo Genofre onde o corpo foi encontrado dentro de uma mala na na rodoviária.
Sem sombra de dúvidas se trata de três casos muito chocantes e que merecem esclarecimento, afinal, quem são os responsaveis pela morte das meninas e por quê? Agora é visível o grande show que fazem em cima de fatos assim, todos os programas falam da mesma coisa e com a desculpa do compromisso com a população.
Existe uma linha muito tênue entre fazer o espetáculo e apelar para o ridículo, no segundo caso se enquadram à maioria de nossos programas. Nesse momento só existe uma pauta para todos os programas, você liga a TV e encontra o Seu Geraldo Luís e o seu Balanço geral, que basicamente se concentra em espetáculo com notícias muito “importantes”, muda de novo e encontra a Dona Sônia Abrão que sempre está antenada na notícia do momento e se ficar até mais tarde encontra o bom e velho Datena que afirmou “é por isso que a Globo vai continuar em 1º lugar de audiência. É uma burrice sem tamanho continuar apostando nisso” em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.
O espetáculo em si não é ruim, o problema é se apoiar única e exclusivamente nisso, se aproveitando da morte de inocentes para gerar dinheiro.
Sabemos queexistem varias formas desses casos seram investigados e não precisariam ser pela mídia.
Beijos Nathasha Gomes

Nenhum comentário: